Porque Você Deve Ser Vegetariano: O Destino do Planeta nas Suas Mãos

/
5 Comments
Olá borboletinhas! O post de hoje é um tema sério e é muito necessário que vocês compartilhem ele no Facebook, mandem print no grupo da família do WhatsApp e tentem persuadir o máximo de pessoas ao seu redor, não a ser vegetariano, mas para, no mínimo, saber o dano que está causando ao planeta a cada garfada. É para pesar a consciência sim. O planeta está em risco. O nosso planeta está em risco, e as pessoas estão fingindo que não vêem

Sou estudante de Ciências Biológicas e como futura cientista e habitante do planeta terra, novamente vejo a necessidade de publicar no Menina Borboleta, mas dessa vez sem imagens e linguagem fofa. Como já disse, o tema é sério e é para você refletir.


As estatísticas, argumentos, frases, etc etc, são todas tiradas do documentário COWSPIRACY: O segredo da sustentabilidade. Esse documentário teve os primeiros patrocinadores cancelados pois estavam com medo de serem ameaçados. O homem, narrador, pesquisador, ambientalista radical, que corre atrás de todas as informações e ONGs no documentário, também estava com medo, mas ele percebeu que seu trabalho era necessário, que o nosso futuro é muito mais importante que o dele.
Lembram do discurso do Leonardo DiCaprio quando recebeu o Oscar? Então, Leonardo patrocinou esse documentário depois da desistência dos outros patrocínios. Clique aqui e veja o discurso de Leonardo DiCaprio.
Aqui, nesse post, eu peguei as informações mais chocantes, você deve assistir ao documentário.



É a terceira vez que assisto. Já persuadi e já instiguei e discuti com grupo da família e grupo da faculdade e quem está ao meu redor, é a vez de vocês agora.
Vamos lá.

As ONGs, empresas e pessoas não falam sobre a pecuária e a agricultura animal.

 A prática da Pecuária produz mais gases de efeito estufa que as emissões de TODO o setor de transporte. A carne produz mais gases que barcos, aviões, carros e caminhões juntos. O gás (metano) da pecuária é 86 vezes mais destrutivo que o gás (dióxido de carbono) dos veículos.

 O gado, além de desempenhar grande papel no aquecimento global, é também a maior causa de consumo de recursos (como água) e degradação ambiental (destruição de florestas) do planeta. 

 Essas informações deveriam estar expostas. 

Fonte da Web

 128,5 trilhões de litros de água são usadas para e criação de gado APENAS nos Estados Unidos.

 Os produtos bovinos (carne, leite etc) consomem muita água, pois eles necessitam de grãos. Toda a água que rega os grãos que o animal come fazem parte disso. DETALHE IMPORTANTE: Não podemos deixar de esquecer o uso dos agrotóxicos e sementes transgênicas para a comida dos animais. Mas isso é história para outro post.

 1 Hambúrguer requer quase 2,500 litros de água para ser produzido. Ou seja: Comer UM hambúrguer é equivalente a tomar banho por 2 meses.

 O gasto de água em casa é apenas 5% comparado à agricultura animal que é 55%. 

 2,500 litros de água para produzir 500 gramas de carne.

Fonte da Web
 Se reduzirmos nosso consumo de água em casa (mudando chuveiros, descargas, torneiras, etc etc) não chegaríamos nem perto de economizar o que é gasto em apenas UM hambúrguer.

 Isso é como você olhasse para a casa do seu vizinho e ele estivesse com uma torneira gigante ligada sem parar inundando a rua inteira. Você não diria pra ele fechar a torneira?

 Ao invés de esperar vivermos numa seca, por que não influenciamos as pessoas a mudarem de hábitos? "Eu não acho que isso vá acontecer. Uma coisa é economizar água e outra é mudança de hábito." As pessoas estão tão confortáveis com suas bundas bem sentadas que não são capazes de tentar fazer um pequeno esforço para a sobrevivência do planeta.

 O gás da criação bovina é 296 vezes maior do que o CO2 dos automóveis. A criação de animais produz 65% do óxido nitroso do MUNDO. E ainda sim só ouvimos falar de combustíveis fósseis.

 Esses números de emissões devem aumentar em 80% até 2050 por conta do consumo de carne desenfreado.



 A agricultura animal é a culpada de 51% das mudanças climáticas causadas pelo homem.

 30% do consumo de água mundial vai para a alimentação da agricultura animal.

 45% das terras do planeta são ocupadas e desmatas por causa da agricultura animal.

 É responsável por cerca de 91% da destruição da Amazônia Brasileira. Isso mesmo, A NOSSA AMAZÔNIA!

 É a principal causa das Zonas Mortas nos oceanos, destruição de habitats e extinção de espécies.

 Simplesmente criando e alimentando gado, se não usarmos gás, óleo ou combustível, ainda excederíamos as emissões máximas de gases do efeito estufa. Sem setores da eletricidade e energia, ainda sim excederíamos.

 É um desastre ambiental que está sendo ignorado pelas mesmas pessoas que deveriam combater o desflorestamento, escassez de água, fome mundial...

 Acabam com florestas para plantar soja e alimentar animais. Soja geneticamente modificada para alimentar, vacas, galinhas, porcos e fazendas de peixes.

 As organizações ambientais tem medo de produtores de carne. Dinheiro. Poder. Política. Não vou tratar disso aqui, assistam o documentário e entenderão.

 Se os oceanos morrerem nós morremos. Não, comer peixes também não é uma opção e no documentário fica bem claro.

☠ Um campo de futebol é desmatado a CADA SEGUNDO para a agricultura animal. 100 espécies de plantas, insetos e animais se perdem por causa da destruição das florestas.

☢ A Floresta Amazônica pode desaparecer completamente nos próximos 10 anos.

 É uma das maiores causas de desmatamento, a criação de gado e produção de soja (para alimentar o gado). Ninguém quer assumir essa realidade. Por que? Muitas pessoas que protestaram, aqui no Brasil, foram assassinadas. 

 Dorothy Stang, a freira que viveu no Pará e foi morta, assassinada, Dorothy viva no coração de nossa floresta e sua vida era para isso. Ela falava abertamente sobre isso, fazendas de gado. Um dia, voltando para casa, ela foi brutalmente assassinada por um mercenário contratado pela indústria do gado. (1931 - 2005)

☠ Não esqueçam das epidemias de saúde.

Todas essas informações até agora foram tiradas em cerca 50% do documentário. Agora vou pular para a SOLUÇÃO dos problemas.

Fonte
- Podemos usar plantas. Cultivar essas plantas e converter em alimento. Diminuir o consumo de carne é uma justificativa. Você ainda estará consumindo produtos animais.

- Todos os nutrientes que precisamos com certeza estão no reino das plantas.

- Nós caçávamos e coletávamos. Mas quando éramos o quê? 10 milhões de pessoas. 216 mil pessoas nascem por dia no planeta.

- Alimentar uma pessoa VEGANA por 1 ano requer 1/6 (um sexto) de 1 hectare de terra. Uma pessoa VEGETARIANA requer 3x mais. Uma pessoa Americana padrão, que come carne, requer 18x mais terra.

- Em um mesmo pedaço de terra você pode consumir 16 toneladas de legumes e mas apenas 170 quilos de carne.

 - O fato é que se você pode plantar milho para enfiar na goela de um animal, você pode plantar milho para alimentar um ser humano. PESSOAS PASSAM FOME POR NOSSA CULPA.

- Parando de comer carne: pouparia 1,4 toneladas de CO2
- Virando vegetariano: pouparia 1,6 de CO2
- Virando vegano: pouparia 1,8 de CO2
Isso é mais do que ter um carro híbrido ou mudar sua casa para energia solar.

 - Uma dieta a base de plantas é mais sustentável. Para milhões de pessoas comerem e o planeta se recuperar.

 - Devemos conectar novamente o ato de comer carne a um animal. Um animal que foi morto.

Tem mais dados? Tem. 
Tem mais argumentos? Tem.
Mas já chega.
Acho que vocês já entenderam. Assistam Cowspiracy, refliram.
Agora, eu espero de coração que vocês, mesmo se não conseguirem parar de comer carne, tenham em mente esses números. Lembrem-se deles a cada mordida.
Até o próximo post.


You may also like

5 comentários:

  1. Helena, como diz uma colega de trabalho "estou chocada". Sério. Nunca imaginaria que um "simples" hamburguer faria esse mal todo. Eu já pensei em me tornar vegana, vegetariana, ou algo do tipo, mas é tão difícil, ainda mais vivendo numa casa onde não sou eu quem cozinha. Sei que tudo é força de vontade, mas isso leva tempo, e é algo que tenho vontade. Principalmente quando passa um caminhão cheio de vaquinhas e porquinhos, dá uma angústia saber que eles estão indo pro abate. Tanta gente morre de amores por cachorrinho, gatinho, enfim, bichos domésticos, e não tem compaixão com esses outros seres, né. Sem contar no mal que faz ao planeta essa matança toda. Eu nunca fui muito ligada a esse tipo de coisa, ser "ecologicamente correta" e blá blá, mas ultimamente essas questões tem feito eu refletir. Vou procurar esse documentário no Netflix com certeza! Obrigada por abordar o assunto e falar de coisas úteis. Beijos!

    www.teoriasfemininas.com.br

    ResponderExcluir
  2. Excelente post!
    Eu tive de deixar de comer carne de vaca por motivos de saude... sofro de SOP... cada vez como menos carne e cada vez como mais vegetais, ando viciada mesmo e fico muito satisfeita :)
    Bjinhosss*
    https://matildeferreira.co.uk/

    ResponderExcluir
  3. Eu tinha vontade de virar vegetariana e essa vontade de tornou mais forte ainda depois que assisti a esse documentário. As pessoas que ainda não estão preparadas para "abrir os olhos" para as cenas lamentáveis das mortes dos animais não precisam se preocupar, pois o foco do documentário não é esse, e sim a explicação das desvantagens da alimentação carnívora. òtimo post <3

    ResponderExcluir
  4. Nas férias eu fiquei uma semana passando horrivelmente mal por uma carne que comi e ai decidi ser vegetariana. Li muito sobre o assunto e amei esse post - já vou dizendo hehehe - porém umas duas semanas depois eu tive que desistir pq minha avó compra comida entao eu meio que tinha que comer o que ela compra, e de quebra eu ainda vi minha coisa favorita na terra: coxinha.
    Então, quanto ao planeta eu tento comer menos - muito menos de churrasco do que eu comia antes e acho que isso pelo menos eu tenho certeza que consigo fazer <3 adorei o post Heleninha
    dezoitoemponto.com

    ResponderExcluir
  5. Que post incrível Helena, até compartilhei no meu face. Eu sou vegetariana desde que me conheço por gente (minha mãe disse que eu comia carne até os 6 anos) e não sinto nenhuma falta da carne, na verdade morro de pena dos bichinhos que estão lá sendo engordados para morrer. Esses dados são super alarmantes, eu não fazia idéia de quanta água era necessária para fazer um hamburguer.
    Muita gente precisa ler isso! haha amei o post <3
    Beijos
    http://www.nomundodaluablog.com/

    ResponderExcluir