DIY: Iscas & Armadinhas - Como Coletar Insetos

/
3 Comments
Olá borboletinhas, tudo bem? Nesse semestre da faculdade o professor passou um trabalho em que temos de pegar insetos. Bastante gente me pedia dicas então, de uma vez por todas, resolvi postar aqui! 
Quem nunca foi para uma trilha procurando encontrar algum animalzinho mas não achou nada? Remexeu toda a terra, bateu nas árvores e rolou pedras, mas não achou nada também? É pra isso que eu tô aqui risos!


Existem outros tipos e maneiras para pegar insetos, mas essas são as que testei e resolvi então postar aqui. É claro que talvez você não consiga pegar nenhum e também é claro que você pode pegar muito mais do que você deseja, como abelhas ou lagartos. Ao fazer essas armadilhas você não deve se afastar muito, ou deixar dias (se chover, você pode matar os bichinhos afogados na 2ª, por exemplo), você deve estar sempre observando em períodos de tempo, para ver se tem algum animal se alimentando e enfim conquistar o que você queria. Você deve ver este post aqui para aprender a pegar, sacrificar e conservar.

Para pegar borboletas e outros insetos:

Bananas, bananas podres, caldo-de-cana, melaço, iogurte, etc. Borboletas (e outros insetos) adoram isso! Coloque num prato em algum lugar, então observe se chega alguma, você deve ser rápido, pois elas não vão ficar presas, apenas distraídas com a comida. Importante: Essas armadilhas atraem mais animais em trilhas. Onde há muita comida e distração, como hortas, é difícil de conseguir atrair os bichinhos.


Para pegar besouros e outros insetos:

Armadilha de queda. Para essa armadilha você deve ter um balde e uma pá, já imagina pra que né? Você vai fazer um buraco no chão, colocar o balde no buraco e dentro do balde pode colocar uma isca, como atum para besouros. O animal vai cair e não vai mais conseguir sair (besouros voam, mas pelo menos vai atrasar eles um pouco).

Resultado de imagem
Modelo de armadilha de queda bem eficiente. Mas você pode fazer mais simples.

Minha experiência nesse fim de semana:

Essas foram as iscas que usei e onde coloquei. Não fiz armadilha de queda pois o terreno não era meu.





A armadilha não funcionou muito (só para os cães e gatos, risos), pois haviam muitos outros atrativos para os insetos (horta e flores).



Mas mesmo assim, consegui pegar vários.

Ainda não identificado.
Comprei uma rede de peixe para fazer de puçá, custou R$22, mas preciso trocar o saco dela para um maior e mais fino, assim evitando que os bichos escapem.
Não identificado
Besouros.
Aranha que o dono do lugar pegou pra mim.
Espero que tenham gostado das dicas e me contem se conseguiram pegar algo com as iscas e armadilha.  Não esqueça de deixar seu comentário e compartilhar no Facebook, isso me ajuda muito! Ah, e vou deixar uma foto bônus procês:

Gatinha que tinha lá com seus filhotinhos!


You may also like

3 comentários:

  1. Nossa, que interessante esse trabalho. Isso me lembrou muito a Alyssa do livro 'O Lado Mais Sombrio' que captura os insetos pra colocar nos mosaicos dela. Não sei se eu conseguiria dar conta de um trabalho assim não, rs. Essa aranha aí me deu até um arrepio aqui (morro de medo de aranhas).
    Beijos ^^

    Me Cativastes

    ResponderExcluir
  2. Não, insetos nãaaao!
    kkkkk, me dá agonia!

    Ainda bem que tem os gatinhos lindos no final, hahahah! <3


    Beijão!
    Andréia Campos
    http://petitandy.com

    ResponderExcluir
  3. que isca voce utilizou para atrair tantos besouros da família Passalidae?Obrigado

    ResponderExcluir