Como Cuidar de Cactus e Suculentas

/
6 Comments
Olá borboletinhas, tudo bom? Como prometido no post anterior, sobre inspirações para tirar fotos com cactos e suculentas, qual eu mostrava a loja Cactolandia que vende essas plantinhas, hoje vou ensinar a cuidar delas. Suculentas e cactos são perfeitas para quem não tem muito tempo para cuidar ou espaço na casa, elas também tem várias espécies de diversos tamanhos e formas, podendo transformar um ambiente inteiro!
Clique Aqui e Saiba Como Comprar
 Detalhe: ainda não estudei botânica e não sou formada na área, o que vou escrever aqui é o que encontrei na internet com seus respectivos sites. Espero que vocês gostem! Se forem pesquisar, no Google mesmo, sobre onde plantar cactos e suculentas, cês vão ficar maravilhados com tantas ideias! Desde cascas de ovos até xícaras. Espero que vocês gostem e que essa publicação seja útil! Beijão e até o próximo post <3

SUCULENTAS: 



❀  "As suculentas possuem os mais variados formatos e em residências costuma-se encontrar várias espécies formando lindas combinações.

❀ Assim como os cactos com os quais se assemelham, as suculentas são originárias de clima árido, quase seco. Nesse sentido, elas são bastante resistentes ao calor, algumas possuem pelos nas folhas e outras um tipo de cera, esses mecanismos são a sua maneira de evitar que a água evapore.

❀ Essas plantas se dão melhor em vasos de barro ou de cerâmica, quando impermeabilizados e pintados. Os vasos de fibra de coco também são boas opções, já que permitem às raízes se desenvolverem melhor. Porém, é possível fazer arranjos com espécies diferentes em grandes vasos de vidro.

❀ As suculentas exigem pouca manutenção, sem a necessidade de regas frequentes. No entanto, o seu solo deve ser bem drenado e a planta deve ficar em um local onde possa pegar, em média, quatro horas de sol por dia, mas o excesso de sol não é saudável.

❀ A vantagem da planta ser cultivada em vasos de cerâmica é porque assim ela se mantém molhada por mais tempo. Caso a única opção sejam os vasos de plástico, como cuidar de suculentas vai exigir que você faça regas mais abundantes, pois esse material prejudica a absorção de água pela planta.

❀ A capacidade de absorção das suculentas também está associada ao tipo de adubo que o seu solo recebe. No caso de você usar matéria orgânica do tipo NPK, a planta vai chupar mais nutrientes do solo e poderá sobreviver por mais tempo. No entanto, o melhor tipo de adubo varia conforme a espécie.

❀ Outro cuidado com as suculentas é que o seu substrato (terra) seja bem drenado. Assim, você pode montar um vaso com uma parte de terra vegetal para duas partes de areia grossa. Outra combinação é partes iguais de terra vermelha, húmus de minhoca, areia grossa para substrato e carvão mineral bem moído.

❀ Mesmo no verão, a suculenta deve receber regas generosas, mas só uma vez por semana, assim, ela absorve a água gradativamente. Porém, ao perceber que as folhas vão murchar aumente aos poucos a quantidade de água das regas. Já se as folhas de base começarem a apodrecer está na hora de reduzir a quantia de água que ela está recebendo.

❀ Quanto à adubação, é preciso ter cuidado para não usá-lo em excesso, pois os adubos são ricos em nitrogênio que podem causar o crescimento exagerado da planta, se isso ocorrer, a suculenta ficará com folhas curtas e uma estrutura mais comprida, além de sensíveis às pragas.

❀ O mesmo problema que o nitrogênio causa pode ocorrer se a planta não receber o suficiente de sol diariamente. Outra forma de saber se ela está recebendo pouco sol é que vai ficar com as suas folhas desbotadas."

Fonte: UmComo

MINI CACTOS:


❀ "Os espinhos são as folhas que no processo de evolução diminuíram, possuem a função de realizar a respiração da planta e também ajudam a evitar grande perda de água, além de ajudar na proteção contra predadores.

❀ Não podem ser regados constantemente, por armazenarem água por bastante tempo e como toda planta se regada demais (cada uma com sua quantidade considerada requerida ou não) pode morrer pois a quantidade de água extrema fará o efeito inverso. 

❀ Você pode regá-lo uma vez por semana, durante o verão, uma colher de sopa de água. Durante o inverno, essa quantidade pode ser reduzida para uma vez ao mês. Se a região que você mora é muito úmida, é importante usar vasos de cerâmica, pois eles ajudam a manter a planta longe da umidade.

❀ Também evite balançar ou mexer os mini cactos, pois isso pode prejudicar o desenvolvimento."



You may also like

6 comentários:

  1. Eu tô louca para adicionar cactus na minha decoração e tenho alguns já, deixei com minha amiga, mas já vou salvar as dicas para quando pegar <3
    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Como comentei antes, meu namorado comprou um mini cacto e com ele veio um "manual" explicando como cuidar, e lá dizia exatamente o mesmo, que o correto seria regar uma vez por semana com uma colher. O cacto morreu :( Ainda não sabemos a causa, mas vamos comprar outro e tentar fazer algo diferente haha.
    Beijoka ;*
    Michele - Teorias Femininas

    ResponderExcluir
  3. Eu amo suculentas eu eu tinha um quintal cheia delas..
    Mas, um dia deixei no vento tomando chuva ~esqueci de tirar ~e perdi todas as minhas meninas.
    Ainda não superei a ponto de comprar mais hauhaihaiuhaiuhaihuahiuah

    www.saidaminhalente.com

    ResponderExcluir
  4. Eu amo cactos e suculentas, tenho 4 espécies até agora! Meu namorado é apaixonado por plantas e eu sempre gostei também, mas ele que despertou em mim a vontade de ter e cuidar. E vou te falar, é uma delícia! A gente fica toda orgulhosa de ver as bichinhas crescendo, dando flor...

    Uma dica que dou sobre as suculentas é sempre espetar um palitinho na terra antes de regar. Elas só devem ser regadas quando o solo estiver totalmente seco, então se o palitinho sair úmido, mesmo que faça tempo que nao rega é melhor esperar! Porque a drenagem vai depender muito do clima e do quanto de sol ela pega, e as vezes por elas serem plantinhas que absorvem muita água pode regar sempre, mas rega demais faz mal pra elas.

    Adorei o post Helena! Dicas super úteis!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Tava precisando mesmo reforçar meus conhecimentos sobre cactos <3 haha Infelizmente esses dias um deles morreu (apodreceu a raiz) e tentei salvar de todas as maneiras mas não funcionou D: Fiquei tristinha porque os outros foram regados da mesma maneira e estão lindos Quero ser Miranda

    ResponderExcluir
  6. Amo cactos e suculentas e adorei as dicas! ^^
    bjin

    http://monevenzel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir