DIY: Como Secar Plantas - Fazer um Exsicata ou "Herbário"

/
5 Comments
Olá lepidópteros! Uma leitora me pediu, faz um tempinho, para ensinar como eu seco minhas flores, plantas e folhas. Sabia que iria aprender na faculdade, então esperei até ser ensinado para poder mostrar pra vocês de um jeito certo e fácil

A maioria das flores carnosas demoram muito para secar, então são mais difíceis. Recomendo começarem por galhos e flores mais fininhas.

Essa foto é bem velha, era assim que eu costumava secar minhas plantas e borboletas.
Você vai precisar de:

Papelão - Tesoura - Jornais - Caneta - Caderno ou Folha

A tesoura é para cortar o ramo/galho, e não “arrebentar” de qualquer jeito. (Depois de cortar, recomendo que vocês agradeçam à planta, como um sinal de respeito e gratidão pela energia que ela te deu <3)
A caneta e o caderno é pra você anotar o local que você pegou a planta e a data (se te interessa).
Vocês vão precisar de bastante jornais. Vamos usá-los para fazer um sanduíche e a planta vai ser o recheio. O papelão depois vai ajudar.

Aos passos!


1 - Pegas as plantas, você pode as colocar em um saco de lixo com bastante ar, para que não murchem, ou já colocar a planta dentro de algumas folhas de jornal.

2 - Depois disso, pegue o papelão e faça outro sanduíche, mas com a planta e o jornal de recheio. Depois amarre com corda ou fita, precisa ficar bem preso. O jornal e o papelão vão absorver a água da planta.

3 - Coloque no sol, ou perto daquelas lâmpadas redondas (amarelas) que esquentam. Deixe também algo pesado por cima, uma bíblia ou lista telefônica.

4 - Depois de seca, prenda a planta numa folha branca fechada, costurando ou com fita. É bom deixar um envelope para ao acaso de alguma folha cair. Ou coloque em quadros, qual for a sua intenção! Usem a criatividade (tirem fotos e me marquem <3)! É bom mostrar dois lados da planta, dobrar um galho ao contrário.


Da próxima vez eu ensino a fazer com algas, para o post não ficar muito grande! Espero que vocês tenham gostado <3

-

ASK do blog pra vocês fazerem perguntinhas meniborboleta

Instagram @MENIBORBOLETA

Snap: meniborboleta

Page do Blog: Blog Menina Borboleta



You may also like

5 comentários:

  1. Fica tão giro!
    http://retromaggie.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  2. Wonderful blog! I love and i follow your blog, please follow me too
    http://alamodenatine.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Caraca, agora eu sei que sempre fiz do jeito errado hahaha
    É sempre bom aprender, assim que eu fizer eu lhe marco ����

    ResponderExcluir
  4. Nossa, sempre quis aprender aprender a guardar minhas plantinhas/flores, agora vou poder haha ❤
    Muito lindo seu blog, amando!!!

    ResponderExcluir
  5. Que legal! Quero tentar! ^^
    Adorei o post! Única coisa que eu acho que faltou foram fotos explicando o passo-a-passo. Pessoas mais visuais como eu agradecem.. rs
    O dia que eu fizer, te marco pra você ver! ^^
    bjin

    http://monevenzel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir