Projeto Um Mês sem Chapinha - Parte 1

/
2 Comments

Oi gente! Esse post é sobre um projeto que, no início, era pessoal, mas depois de ver o resultado no meu humor e auto estima, resolvi envolver mais pessoas e então divulgar aqui para vocês. O intuito é fazer vocês se sentirem lindas fora dos padrões. Vai envolver duas partes, hoje só a introdução e semana que vem vou postar as especificações do projeto. Espero que gostem, e ao final dos posts vocês se inspirem e me contem o resultado <3



Pedi para algumas meninas me contarem como se sentem hoje com seus cabelos, sobre os preconceitos que passaram, como foi sua transição e aceitação, inaugurando por mim que está começando a aceitação agora haha já me desculpo pela foto de má qualidade, mas é o que tenho. Beijos!

Helena Krauel Schmitt
"Depois de ver o terrível resultado nos fios por apenas usar chapinha para sair, resolvi parar. Ia ficar um mês sem, postar aqui o antes e o depois, mas foi além do que eu esperava.
Já faz umas semanas que uso meu cabelo natural e não estou contando os dias, isso faz muito bem! Quantas vezes já passou pela minha cabeça: "acho que vou fazer uma escova progressiva para parar de me incomodar com meu cabelo", hoje só agradeço por nunca ter feito isso. Vocês já devem ter percebido em algumas fotos, que meu cabelo está passando por uma transição, eu tonalizava ele de preto e agora estou deixando crescer da cor natural e, apesar da saudade, não tem nada melhor do que apenas se sentir bem com as características do seu sangue. Hoje, depois de aceitar o tom natural do meu cabelo e seus cachos rebeldes, consigo me olhar no espelho me sentindo linda totalmente natural e eu acho que hoje isso para qualquer mulher é uma vitória! No mundo de adequações à mídia, se sentir linda sem maquiagem, tinta ou alisamento, é uma conquista imensa.
Queria comentar também sobre o que vi pelos Facebooks alheios: tirinhas sobre algumas mulheres terem assumido seus cachos por estar na moda. Sendo verdade ou não, é uma grande vitória também! Lojas e propagandas promovendo a diversidade e a aceitação das mulheres sobre seu corpo pode parecer pouco. Eu sei como é difícil, mas apenas ame-se."



Cristina Da Silva
"Duas semanas atrás eu não ia poder te responder sinceramente, sabe... Eu sempre sofri muito preconceito desde pequena e isso fez com que eu tivesse vergonha do meu cabelo e fez com que eu sempre usasse ele preso. Esse ano, eu comecei a ver as coisas de outra maneira e decidi aceitar, aos poucos, os meus cachos. Comecei usar meu cabelo solto só nos finais de semana e isso me ajudou muito, comecei a me achar mais bonita e também a receber muitos elogios. Semana passada, eu decidi nunca mais prender (eu ainda usava preso no colégio) tanto por isso danificar meu cabelo quando pro meu bem estar e percebi que o que realmente importa é o que me faz bem independentemente do que os outros vão pensar. Foi surpreendente, pra mim, a quantidade de elogios que recebi e ver as pessoas felizes por eu finalmente ter me aceitado como eu sou foi realmente algo que me deu muito mais segurança pra continuar."



Amanda Cecília
"Desde que me entendo por gente, eu sempre assumi meus cachos, nunca fiz nenhuma tipo de alisamento e o engraçado é que as pessoas não entendem isso. Durante toda a minha vida, praticamente todos os dias, eu escuto as mesmas perguntas: "por que nunca alisou????" (inclusive, essa é feita com muita indignação e surpresa) e a clássica "alisa algum dia só pra ver como vai ficar!). As pessoas ainda tem essa mania de ver um cabelo cacheado e pensar em alisamento e, talvez, para algumas pessoas, eu esteja sendo muito radical, mas não tenho o menor interesse em saber como eu ficaria de cabelo liso, é uma opção minha deixar meus cachos serem livres porque eu me sinto muito bem assim e isso é uma coisa que só deve caber a mim mesma. Infelizmente existe um preconceito sim. As pessoas fazem piada, te desmerecem e te xingam, não importa o que você sente, sempre vai existir aquela pessoa que não consegue ver alguém ser feliz fora dos padrões. Eu não tenho nada contra os cabelos lisos, pelo contrário, eles têm também todo o seu encanto. O que precisa ficar claro é que você tem que fazer o que for te deixar bem, o que faz você se sentir a mulher mais linda do mundo quando se olhar no espelho. Nunca deixe alguém te dizer o que vai ficar melhor em você, ou te depreciar pelo o que você é. A sua felicidade só depende de você! Mas é verdade também que, ultimamente, os cachos vêem recebendo um destaque muito positivo. Eu tô adorando ver isso, ver a mulherada se libertar da escravidão da chapinha, ser livre no cabelão, curtir o volume e a rebeldia! Por mais que pareça pouca coisa, assumir os cachos é um passo muito grande, é desenvolver mais confiança e amor próprio, saber se curtir sem depender da aprovação das outras pessoas, é sair da mesmice e, como eu já disse antes e posso dizer mais milhares de vezes, é ser livre! Não tem nada mais gostoso do que essa sensação!"



Amanda Brusius 
"O meu percurso pra autoaceitação da minha natureza foi longo... Desde criança eu era alvo das piadinhas maldosas a respeito do meu cabelo cacheado, então passei boa parte da minha pré-adolescência tratando quimicamente meu cabelo pra poder me encaixar no padrão de cabelo liso. Até que cansei. A transição foi penosa, podem até achar que é futilidade, mas quando se trata de aparência numa fase de tanta instabilidade na vida - que é a puberdade - nós só queremos a aceitação. Consegui ver beleza em mim, no que a sociedade julgava como ruim. E pra todas as meninas que não conseguem assumir a própria natureza... tentem. É libertador não depender de químicas nem de chapinha pra serem lindas."









You may also like

2 comentários:

  1. Olha sou apaixonada por cachos acho lindos, mas sinceramente não consigo, já cheguei a passar 1 mês sem chapinhas porque entrei na acadêmia, mais foi um momento muito ruim, resolvi então abandonar a academia, mas sem chapinha não. ^ ^

    Boa sorte pra você flor!

    http://petalasdelicadas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. puxa Helena! eu faço chapinha todos os dias a exatos 13 anos e por algum milagre divino meu cabelo aceita ela super bem, meus fios são super finos e tenho pouquissímo cabelo, ao natural são bem ondulados, por isso sem chapinha fica totalmente sem forma, só consegui ficar um ano sem usar depois que fiz uma "definitiva" pra alisar, quando ela perdeu o efeito voltei pra chapinha de novo :P
    acho legal quem consegue manter os fios naturais, quem sabe um dia eu largue de novo xD
    e tu fica ótima com o cabelo assim! bjuuu!

    http://hippiegrungerajneesh.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir