Coleção de Borboletas: Como espetar

/
19 Comments
Olá! Sou Helena ou Menina Borboleta, e resolvi compartilhar um pouco do meu cantinho curioso aqui, por blog. Muitas pessoas tem curiosidade sobre meu trabalho com os Lepidópteros (Borboletas) e por isso resolvi que esse seria o tema de meu primeiro post aqui, e também, constantemente me perguntam como faço para ter tantas borboletas, principalmente no meu Instagram. Então, vou mostrar um jeito simples de como eu, mera amadora, espeto meus insetos em um passo-à-passo.

Antes de Tudo: Atualmente eu não pego mais borboletas pois terminei minhas pesquisa e espero que, se vocês tem paixão e peguem por motivos científicos ou sei lá qual for seu motivo, saibam que a vida da borboleta é uma vida como qualquer outra.

Todas as fotos são de minha autoria, me siga nas redes sociais!
Você vai precisar de: Alfinetes; Isopor; Folha sulfite ou mais grosso (melhor) e Tesoura.


Primeiro Passo: A coleta

Óbvio que primeiro você precisa ter o animal para espetar, seja com mãos nuas ou puçá (aquela “rede igual do Bob Esponja” como muitos já me apontaram), mas tome cuidado para não danificar as asas, que são muito sensíveis. O desenho das asas das borboletas são “pozinhos“ - é, aquele pozinho mesmo que sua avó dizia que cegava (e que não cega)  - então se você esfregar muito os dedos vai acabar a danificando. 
Curiosidade: Se você mergulhar uma borboleta em álcool, o pó das asas vai diluir e as asas da borboleta ficarão transparentes. 


Segundo Passo - e mais difícil - : Matando o bichinho

“A borboleta tem que morrer de asas abertas” mito.  Quando eu era uma colecionadora inexperiente, eu sofria (e as borboletas também) para conseguir fazer com que elas morressem de asas abertas, mas, após começar a trabalhar com profissionais em pesquisa e ser orientada, descobri o quão fácil é a montagem desses animais.  Espetava o tórax dela - depois explico melhor - e colocava uma gota de álcool em cima do alfinete afim de que a gota escorresse até a ferida e a matasse, mas a morte era lenta demais. 
Agora, sei um jeito prático e, principalmente, que não faz o bichinho sofrer: Coloque a borboleta cuidadosamente num pote qualquer e depois leve ao freezer. Dependendo do tamanho da borboleta pode demorar um pouco para congelar e morrer (não, ela não revive). Após congelada tire e deixe um pouco em temperatura ambiente. O duro é quando sua mãe abrir o freezer e ver que tem insetos congelados dentro, a minha já se acostumou mas é bom vocês falarem antes com as desavisadas!! Hahahahah

Para se acalmar: Nevascas e congelamentos existem na natureza, então, você pode se sentir um pouco melhor ao usar o freezer como método.

Terceiro Passo: Espetando

Espete o alfinete no tórax do animal, que se vocês reparem é oco e fácil de espetar. Todo os tipos de insetos (artrópodes em geral) tem uma forma de espetar diferente, caso queira espetar um besouro por exemplo, é de outro jeito. O inseto deve ficar quase na ponta do alfinete, bem para cima, depois espete ele no isopor.


*alfinetar onde está o ponto branco.


*Como alfinetar outros insetos, foto da web.


* Como deixar o inseto no alfinete.

Quarto Passo: Abrindo as Asas

Com os papéis, recorte tiras retangulares um pouco maiores que as asas da borboleta. Abra a asa e espete um alfinete nas 2 pontas do papel, deixando bem firme; Repita isso em todas as asas. O formato que ficar será permanente, o modo mais utilizado é abrindo e deixando as asas dianteiras para cima e traseiras para baixo.




Quinto Passo: O cuidado

Depois disso, deixe-a no sol vários dias e só depois que tiver certeza que ela está seca, tire as tiras de papel. O sol é um bactericida natural, então várias vezes por semana deixe-as pegando sol, além disso não as deixe em ambiente aberto (expostas sem proteção), pois assim tem mais chances de pegar fungos ou algum bicho roer. Caso você não tenha tempo ou esqueça de deixar elas no sol, compre naftalina em bolinha e coloque onde você as guarda.

Bom, é isso...só espero não ter afetado o ecossistema brasileiro com esse post haha, não exagerem!! As borboletas são fundamentais e são medidores de ecossistema, ou seja, seu desaparecimento geraria um desequilíbrio ambiental. Espero que consigam se apaixonar pelos Lepidópteros assim como eu e que tenham gostado do primeiro post, beijos <3



You may also like

19 comentários:

  1. sempre quis ter umacoleção de borboletas, elas sao tao *-*
    e ta lindao teu blog
    beijos,
    Hey Kanie

    ResponderExcluir
  2. Acho que eu n iria conseguir pegar NUNCA, além de morrer de pena né hahah adorei o post beijos!
    www.refugiodarapha.com

    ResponderExcluir
  3. Não preciso nem dizer que essa postagem é a coisa mais maravilhosa! E eu gostaria tanto de ter, mas tenho dó haha


    www.escolhasalternativas.com.br

    ResponderExcluir
  4. Quando era criança eu caçava borboletas e grilos pra colocar num pote (ainda vivos) porque achava que enfeitava bonitinho haha. Quero muito começar uma coleção de borboletas, mas nunca mais consegui pegar uma. Um amigo me trouxe uma e infelizmente eu demorei uns 2 dias pra fazer esse processo, então ela endureceu e não consegui abrir as asas dela :/ (além de que ela veio com a asa meio quebrada). Quanto tempo a gente tem pra fazer isso que tu ensinou até ela endurecer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Começa mesmo! É bem legal!
      Você consegue fazer o processo nela mesmo ela "dura", é meio difícil, tem que ter muita delicadeza, mas tem como!!

      Excluir
  5. *--* Que lindo!! Eu sempre quis fazer uma coleção destas,as minhas eu coloquei em pequenos vidrinhos mas com as dicas do seu post farei deste jeito agora, com todos os detalhes precisos, já que não deu "tempo" de fazer deste jeito, porque as minhas já estavam meio que virando pó,rs.
    Aliás, eu adorei seu blog moça das barbuletas ^_^ Beijinhos..

    ~ bloodbatsandbones.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Helena, tudo em paz? Acabei de postar também no teu FB pedindo tua ajuda: sou fotógrafo há muitos anos e deixei lá, prá vc. ver uma imagem. Preciso de umas três borboletas suas, lindas, para uma foto p/ meu portfolio. Por favor, dê uma olhada no exemplo que deixei lá. Aguardo teu retorno. Obrigado e até breve.

    ResponderExcluir
  7. Eu coleciono borboletas que encontro perto de casa numa area rural, e que ganho dos meus amigos. Nunca teria coragem de matá-las.

    ResponderExcluir
  8. Eu coleciono borboletas que encontro perto de casa numa area rural, e que ganho dos meus amigos. Nunca teria coragem de matá-las.

    ResponderExcluir
  9. As poucas que eu tenho já encontrei mortas(afinal meus gatos AMAM caçá-las) e guardei de uma forma totalmente errada hahahaha duas ficaram com as asas fechadas e uma consegui deixar de asas abertas. Tenho pena de matá-las,acho que não conseguiria :c As que a natureza deixar no meu caminho como presentes eu vou guardar direitinho graças á postagem <3

    ResponderExcluir
  10. gente, que trabalho lindo e delicado. <3 acho lindo essa coleção de borboletas, mas nunca tinha lido sobre o assunto. Gostei do texto que ensina e é completamente fora do comum, precisamos de mais textos assim na vida. ^^

    beijo e sucesso Helena

    www.garimpomag.com.br

    ResponderExcluir
  11. Amei sua coleção de Borboletas (e a de pedras também, o geodo da foto D+).

    ResponderExcluir
  12. Amada, elas são tao lindas! Eu tenho a plena certeza de que não conseguiria fazer, pela questão de matar e tudo mais, mas super entendo quem estuda, como você <3 o que me dói sao quando usam pra outros fins, cê sabe do que to falando! Eu olho pra elas nessas fotos e imagino umas da pelucias IMAGINA Q LINDAS

    ResponderExcluir
  13. Oii amei seu blog e coleciono borboletas , queria muito colocar as que tenho num quadro , e tenho algumas com as asas fechadas , então gostaria de saber se existe algum modo de abri-las para poder esperas certinho , já ouvi falar que umidecendo ela dá p abrir , mas não sei ao certo como fazer , se puder me ajudar ��

    ResponderExcluir
  14. Sua abertura de borboletas deve ser feita em formas com espaço para por o corpo e duas madeiras paralelas para prender com fita e alfinetes. O alfinete deve ser o entomológico. Colecionei durante muitos anos. Eu, meu pai e avô. Hoje não mais, mas tenho alguma experiência com isso e materiais parados. Em que estado vc mora?

    ResponderExcluir